Instalações

O edifício torna-se diferente do habitual neste género de instituições visto que foi projectado e construído propositadamente para esta finalidade e por uma equipa de técnicos habituados a trabalhos similares.
Sempre a pensar na criança e no seu bem estar, todas as divisões (salas de actividades, sala comum, casas de banho, áreas de circulação, etc), são amplas e cheias de luz natural proporcionada pela grande quantidade de janelas presentes em todo o edifício. Janelas essas que nas salas de actividades têm abertura directa para o relvado do jardim, o que permite uma interacção constante entre o meio interno e o meio externo.
Aqui cada actividade tem um espaço único para o seu desenvolvimento, as actividades pedagógicas decorrem nas respectivas salas de actividades, existe uma sala comum cuja função é apenas a do encontro lúdico das crianças de todas as faixas etárias; um refeitório, quatro salas de repouso e ainda um amplo ginásio para as actividades motoras.
A escolha dos materiais também foi feita a pensar na criança; todo o chão do infantário é coberto por linóleo e sem barreiras arquitectónicas permitindo o livre deslocamento dos utentes. Desta forma poderão frequentar a Garatuja crianças que tenham dificuldades na locomoção visto que existe também um elevador e as casas de banho encontram-se preparadas com adaptações para esta finalidade.
No que se refere à segurança cumprimos todas as normas da lei em vigor e temos instalado por todo o edifício (interior e exterior) um sistema de vídeo vigilância.